1. Você deseja entender como se dá a construção da subjetividade no mundo atual, nos mais diversos cenários. Ninguém pendura o “eu” do lado de fora do escritório antes de começar o dia.
  2. Com um olhar único, são oferecidas reflexões sobre as questões da existência humana unindo alta filosofia à mística islâmica. Uma experiência incrível!
  3. Bia Machado é pioneira no Brasil no estudo do sufismo.

  1. Alma e coração: dois mundos distintos no sufismo
  2. A crítica à astrologia moderna por meio da astrologia antiga
  3. A psicologia espiritual medieval: as três “tradições irmãs”: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
  4. As faculdades da alma: razão, intuição, imaginação. Estrutura astrológica do conhecimento
  5. Lei simbólica e lei imaginária: a imaginação como conhecimento

Quem é

Formada em psicologia, é doutora em filosofia pela USP e pesquisadora do sufismo, uma mística islâmica para a qual a razão está a serviço do coração. Representa no Brasil a Muhyiddin Ibn Arabi Society-Latina, sediada na Espanha.

Bia Machado é pesquisadora em educação e filosofia da educação. A maior parte de suas pesquisas consiste no estudo do “Conhecimento Encantado”, isto é, o conhecimento produzido pelas sociedades pré-desencantamento do mundo: povos indígenas, psicologia medieval, filosofias orientais, etc.

Em seu percurso acadêmico, Bia Machado pautou suas pesquisas pelas discussões transculturais, utilizando como operadores de leitura a filosofia contemporânea e a psicanálise, a fim de pensar o Encantamento como forma crítica para os dias atuais. Notadamente, desenvolveu discussões em torno da obra de Ibn ‘Arabî, importante pensador medieval da Espanha moura, hoje estudado em diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos, tendo realizado a 1a. tese no Brasil a respeito.

Em seu percurso como educadora, Bia Machado é professora de modelos de pesquisa e aplicação em educação para grupos privados e escolas. Trabalha como consultora em projetos de pesquisa e educação em organizações privadas – manufaturas e serviços – e sociais: Natura, Nestlé, Terra, Jogando no Quintal, Agência Energy, Banco Itaú, Gol de Letra, etc.

Nos últimos 15 anos, dedicou-se a articular seu percurso acadêmico e sua prática educacional na construção do modelo caleidoscópio – um modelo de trabalho baseado em Ibn ‘Arabî e no sufismo, na filosofia contemporânea e em técnicas de aprendizagem, cuja orientação principal consiste em pensar a cidadania e o autoconhecimento como processos complementares de uma construção de autonomia do sujeito.

Formada em psicologia, doutora e pós-doutoranda em filosofia pela Universidade de São Paulo, com tese em filosofia da educação, autora do livro Sentidos do Caleidoscópio (Humanitas, 2004). Atualmente é pós-doutoranda da USP com pesquisa a partir do modelo caleidoscópio junto a educadores.

Depoimentos

Estou extremamente satisfeita com o curso, com a Casa, com a Bia e tudo o que me foi oferecido. Recomendo a outros e voltarei com certeza.
Ouvir a Bia é sempre um alimento, um deleite para a alma (e corpo, e etc etc etc etc!…) Maravilha!

Livros