1. Hélio Dias Ferreira é professor universitário e historiador da arte com formação em grandes universidades, incluindo Paris 3 – Sorbonne. Essa interação por diferente ambientes proporciona encontros ricos em referências em uma linguagem clara e acessível.
  2. O professor foi guia em viagens culturais promovidas entre a Casa do Saber e a Latitudes – Viagens de Conhecimento por toda a Europa, com aulas e visitas guiadas a museus. Esse tipo de experiência é algo valioso na transmissão de conhecimento.
  3. Sua larga formação permite que o professor transite sem problemas ao longo de toda a história da arte, oferecendo acesso aos detalhes de toda a produção humana desde seu início até as complexas interações artísticas da contemporaneidade.

  1. História da Arte ao Alcance de Todos
  2. Arte na Antiguidade
  3. Arte Contemporânea
  4. Museus da Europa e dos Estados Unidos
  5. Inhotim
  6. Introdução à História da Arte

Quem é

Doutor em Educação (Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF, com parte dos estudos realizados na Université Sorbonne – Paris, 3, através de bolsa de estudos patrocinada pela CAPES), Mestre em História da Arte e artista plástico (Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ). Autor dos livros Uma História da Arte ao alcance de todos (SINGULAR DIGITAL 2010) e Ivan Serpa: o “expressionista concreto” (EDUFF, 1996), co-autor da publicação Ivan Serpa (Banco Pactual, 2003) e organizador do livro Ivan Serpa da coleção Fala do Artista (FUNARTE, 2004). Professor adjunto na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, palestrante habitual na Casa do Saber do Rio de Janeiro e eventualmente na Casa do Saber de São Paulo. Professor muitas vezes solicitado para palestras do Corporativo da Casa do Saber Rio de Janeiro (com aulas dadas a empresas como TV  Globo, Bradesco, entre outras). Ministra módulos de História da Arte no Curso Ann Arbor (Leblon) e no Jockey Club do Rio de Janeiro. Principal palestra ministrada, Ivan Serpa: o “expressionista concreto”- Münchner Volkshochschule Gasteig, Munique, 1998. Regularmente acompanha grupos de estudo em museus e instituições artísticas no Brasil e no exterior através da Agência de Viagens Latitudes, de São Paulo.

Saiba mais

O que o público diz

Assisti a algumas palestras do professor Helio Marcio Dias Ferreira e é um prazer atestar não apenas o seu profundo conhecimento sobre História da Arte quanto a grande e, sobretudo, rara capacidade de transmiti-lo para o público. Chama a atenção a fluência e o domínio com que discorre sobre qualquer tópico da História da Arte. Isso se traduz em valiosos momentos de conhecimento adquiridos pelo público. Momentos descontraídos e acessíveis a qualquer pessoa, não importando o nível de informação prévia sobre o assunto. Aqueles que já conhecem arte descobrem aspectos que ainda não sabiam. E os neófitos ingressam numa viagem de prazer e descobertas. Recomendo muito.
Tive a oportunidade de assistir a diversas aulas e palestras do Prof. Dr. Hélio Márcio Dias Ferreira e, com satisfação, venho por meio desta, atestar o profundo conhecimento e capacidade de transmissão dos conceitos aos alunos, de forma clara, por parte do referido professor. O docente em apreço versa com bastante propriedade e domínio sobre os mais variados temas abarcados pela História da Arte. Cumpre também ressaltar, que suas aulas contêm inúmeras informações relevantes, são ricamente ilustradas com fotos extraídas de livros e viagens pelo mesmo realizadas, sendo ao mesmo tempo, muito alegres e descontraídas. Com certeza, recomendo uma palestra sua a qualquer pessoa, independentemente, de sua área de atuação.
Tive a oportunidade de assistir excelentes palestras do Prof. Dr. Hélio Márcio Dias Ferreira e, com satisfação, atesto o poder de conhecimento e de transmissão do referido professor.
O docente tem capacidade de versar com excelente propriedade e domínio sobre os mais diversos assuntos que a História da Arte abarca.
Suas aulas trazem inúmeras informações no seu campo de saber com muita alegria e descontração.
Com certeza indico uma palestra sua a quem quer que seja.