1. Você quer aprender a fazer negócios com empresas chinesas e formar parcerias duradouras, ampliando seu conhecimento do contexto histórico e econômico que tornou a China a segunda maior economia do mundo, até a compreensão do cenário atual. Ling sabe como. E ensina.
  2. O objetivo é desenvolver competência para negociar e trabalhar com eficácia com parceiros chineses. Pode ser em times multiculturais ou em processos de expatriação ou de fusão/ aquisição de empresas. O entendimento poderá vir através de palestras ou treinamentos customizados sobre conhecimento dos costumes, das diferenças culturais e das práticas de negócios.
  3. Tendo nascido em Taiwan e crescido e trabalhado no Brasil, Ling Wang é sócia de consultoria especializada em assessoria em negócios com a China e Taiwan. E coloca seu conhecimento bicultural e background de negócios e prestador de serviços à disposição.

  1. O Negócio da China
  2. Banquete Chinês: Modos e Cultura
  3. Como Fazer Negócios com os Chineses
  4. Chineses no Brasil: oportunidade e como se preparar

Quem é

Nasceu em Taiwan e chegou ao Brasil aos 7 anos. É pós-graduada em administração de empresas e possui vasta experiência em marketing. Já liderou equipes multiculturais nos Estados Unidos, França e Argentina. É sócia da empresa Win Education and Bussiness Support, prestadora de serviços para empresas brasileiras que fazem negócios com China e Taiwan. Organiza viagens com grupos e visitas técnicas a empresas na China e no Brasil.

Detalhe dos Temas

Uma das mais importantes economias atuais, a China oferece um enorme potencial de negócios para empresas dos mais variados segmentos. Vivenciar e conhecer a cultura proporciona resultados positivos nos negócios e aprimoramento pessoal. Este curso busca atualizar o conhecimento sobre a China, compreender as diferenças culturais e seus efeitos no processo de negociação, além de vislumbrar as oportunidades que podem existir para o Brasil. Este é um excelente momento para entender melhor o que está acontecendo na China, já que a desaceleração da economia chinesa pode afetar outros mercados e o Brasil.
O curso tem como objetivo apresentar aos alunos as diferenças culturais, o processo de pensar/agir dos chineses, além de seus efeitos nos negócios. Será tratado também o protocolo e etiqueta negociais e situações potenciais de gafe.
Para os chineses, a refeição é também um espaço negocial. Contrariando a expectativa ocidental, os chineses levam para o horário da refeição a discussão de aspectos pendentes das reuniões. Com isso, levam vantagem sobre os visitantes que, além de estarem sob efeito da grande diferença de fuso-horário, tendem a estranhar as iguarias servidas. Na cultura chinesa a refeição é também uma oportunidade de dar andamento a negociações, alinhar pontos de vista ou rever impasses.

  1. Como é a China e como chegou a ser o que é hoje.
    Fatos e história recente de China, Taiwan, Hong Kong e Macau. Mudanças do cenário econômico: fatores que levam ao cenário atual e medidas para conter a desaceleração da economia chinesa
  2. Diferenças culturais e o efeito nos negócios.
    Como fazer negócios com os chineses: passos e precauções. Barreira do idioma e das diferenças culturais. Preparação e estilo de negociação
  3. Ambiente de negócios: onde estão as oportunidades.
    Comércio bilateral: relações econômicas com o Brasil. China como fonte: o que oferece, onde estão os parceiros. Mercado chinês: perspectivas, tendências de demanda e preparação.
Conduzido em restaurante chinês tradicional, serão degustados alguns dos mais representativos pratos da diversificada culinária chinesa conhecida pela riqueza de sabores e pelo exotismo dos ingredientes. Os convivas tomarão contato com a variedade de ingredientes e aromas, além das regras de etiqueta durante a refeição. Somente chefs com formação em escolas de culinária na China e de vasta experiência podem preparar banquetes, que têm 12 etapas de comidas servidas lentamente e intercaladas com brindes (kanpei).

O que o público diz

Gostei muito da professora, direta, clara, objetiva e simpática. Profissional de alto nível vivencial,
A professora Ling demonstrou ter muito conhecimento do assunto e uma boa didática em repassar o conteúdo.

Na Mídia