1. O objetivo é promover o desenvolvimento de líderes públicos, capacitando-os a realizar mudanças transformadoras, além de incentivá-los a formular e implementar políticas de modo eficaz, ético e responsável.
  2. Luiz Felipe ensina como engajar as pessoas em mudanças, fazendo com que se sintam corresponsáveis pela transformação que se pretende fazer.
  3. Sua plateia quer entender os desafios atuais enfrentados pelo Brasil no âmbito da gestão pública e conhecer quais os caminhos a serem seguidos, comparando com outros períodos históricos.

  1. Liderança
  2. Gestão Pública
  3. Para Entender o Brasil
  4. A Nova Ordem Internacional: História e Desafios Atuais
  5. O Universo de Cósimo de Médici

Quem é

Luiz Felipe d’Avila é fundador e presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização sem fins lucrativos dedicada à formação de lideranças públicas engajadas em promover mudanças transformadoras na política brasileira.

Especialista em liderança pública, Luiz Felipe atua como professor, palestrante e coaching nos cursos do CLP e em vários governos estaduais e municipais.

Luiz Felipe é membro do Conselho IberoAmericano, do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), do Instituto Millenium e da LASPAU, uma entidade sem fins lucrativos, filiada à Universidade de Harvard, cujo papel é promover a educação superior nas Américas, do. É também embaixador do Human Rights Watch no Brasil.

Luiz Felipe fundou a Editora D’Avila, empresa que criou revistas como República, um título de política, e BRAVO!, a principal revista de arte e cultura do Brasil. Foi também diretor superintendente da Editora Abril, a maior editora de revistas da América Latina.

É formado em ciências políticas pela Universidade Americana em Paris e tem mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School.

Detalhe dos Temas

A palestra apresenta correlações entre os fatos presentes e a história política do país, procurando elucidar o contexto atual, explorando os desafios que o Brasil enfrenta e as oportunidades que o país tem de mudar para melhor.

  1. Corrupção, populismo e desigualdade social. Por que o Brasil dá raiva e desgosto?
  2. O Brasil da meia-entrada: a necessidade de reformar o Estado, crenças e valores
  3. O Brasil da esperança: movimentos que promoveram mudanças transformadoras e contribuíram para o fortalecimento das instituições democráticas
  4. O Brasil que queremos deixar como legado para os nossos filhos e netos
A preservação da paz mundial depende da existência de uma ordem internacional que seja capaz de resolver as disputas e as diferenças entre as grandes nações por meio da diplomacia e do entendimento. Os desafios que ameaçam a ordem internacional costumam surgir de três deficiências: a incapacidade dos líderes das principais nações de zelar pela legitimidade e credibilidade dos tratados e instituições internacionais; a incapacidade de lidar com a emergência de novas potências mundiais e a incapacidade de conter o alastramento de conflitos locais que se espalham para a arena internacional, tragando as principais nações para as grandes guerras mundiais. O curso oferece um panorama histórico dos desafios das grandes nações de se criar uma ordem internacional estável. Os êxitos e os fracassos deste esforço ajudam a compreender melhor as oportunidades e os riscos que podem afetar a nova ordem mundial.

  1. Metternich e Bismarck: o “Concerto das Nações” e o surgimento da Alemanha
  2. Woodrow Wilson e Franklin Roosevelt: a “Liga das Nações” e a criação da Nova Ordem Mundial
  3. Ronald Reagan e Gorbatchev: o fim da Guerra Fria
  4. Guerras, conflitos regionais e terrorismo
  5. A emergência da “Eurásia”: Rússia, Índia, China e Japão
  6. O fim do Estado Nação e o surgimento de um “Governo Global”?
transformação das formas de encarar o mundo. Em Florença, o epicentro desta nova era, o comércio, as artes e a filosofia floresceram. Cósimo de Médici é um dos exemplos mais cristalinos do espírito renascentista: estadista, banqueiro, mecenas, homem culto e refinado, cultivou a amizade de filósofos e artistas, financiou comerciantes, príncipes e papas. Usou seu poder, dinheiro e prestígio para assegurar a paz e a prosperidade comercial de Florença e tornou-se um dos homens mais ricos e poderosos da Europa. O curso aborda o fascinante universo de Cósimo.

  1. O universo de Cósimo de Médici: banco, política, arte, cultura e o nascimento de uma nova era
  2. O banqueiro dos reis, papas e comerciantes
  3. A política a disputa pelo poder: a luta pela sobrevivência das repúblicas e principados na Itália renascentista
  4. Cósimo e os papas renascentistas: arte, dinheiro, poder e pecado
  5. Cósimo, o mecenas da arte renascentista
  6. Cósimo e o seu legado: a dinastia Médici na história europeia

O que o público diz

O curso foi sensacional pois o Felipe transmitiu todas as ideias com muita clareza e exemplos reais.
Excelente. De um tema aparentemente pequeno, tivemos uma ótima visão da época. Curso fantástico!! Ementa na medida. Maestria do professor impecável. O tema é fascinante!

Livros