1. Seu evento precisa de uma palestrante dinâmica e envolvente, que apresente questões com seriedade e clareza, ao mesmo tempo, possibilitando aos participantes um momento de troca e de aquisição de conhecimento.
  2. Você procura uma palestrante que trate de questões filosóficas relacionadas ao universo da mulher.
  3. Contestadora de língua afiada, Marcia Tiburi fez parte do programa “Saia Justa”, da GNT, por cinco anos, e está acostumada a expor suas reflexões para uma grande plateia e o público leigo. Com a experiência na TV, ficou conhecida como “filósofa pop”.

  1. Temas Fundamentais da Filosofia Contemporânea
  2. Seis Pensadores da Filosofia Contemporânea e Seus Dilemas
  3. Como a Filosofia pode ser uma lente válida para o entendimento da vida
  4. As Grandes Dimensões da Experiência Humana
  5. Oficina de Escrita: a Potência Criativa

Quem é

Graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie. Colunista da Revista Cult.

Saiba mais

Detalhe dos Temas

A partir do pensamento de autores fundamentais da filosofia contemporânea como Schopenhauer, Nietzsche, Marx, Benjamin, Adorno, Foucault, Debord, Agamben e Arendt, o curso aborda temas fundamentais que ligam o tempo presente ao futuro, além da vida contemplativa, ativa e produtiva. A partir de conceitos que expressam o sentido do pensar e do agir, o curso aborda as grandes dimensões da contemporânea experiência humana.

  1. Futuro
  2. Afeto
  3. Poder
  4. Imagem
  5. Tempo livre
  6. Natureza
A partir do pensamento de seis autores fundamentais da filosofia contemporânea, o curso aborda temas que ligam o tempo presente ao futuro, além da vida contemplativa, ativa e produtiva. A partir de conceitos que expressam o sentido do pensar e do agir, o curso aborda as grandes dimensões da experiência humana nos dias atuais como a linguagem, a vida em comunidade e em rede, o olhar do outro, a memória e as relações do corpo com o poder e a individualidade.

  1. Benjamin: tudo é linguagem
  2. Foucault e o corpo como expressão das forças de poder e de saber
  3. Agamben e a comunidade como acontecimento
  4. Vilém Flusser e relações humanas na era digital
  5. Bourdieu e a distinção como crítica social do julgamento
  6. Derrida e o arquivo: uma experiência da memória
O curso dirige-se a todos aqueles que desejem melhorar sua relação com a escrita ou com a leitura. Sem exigir nenhum conhecimento prévio de história da literatura ou experiência com a escrita criativa, a oficina tem como objetivo primeiro oferecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre o trabalho de ler e escrever. Cada aula se compõe de exercícios a partir de motes retirados de obras de escritores significativos, acompanhados de exemplos de outras artes, como cinema e música. Tais exercícios visam dar ao aluno consciência de recursos de escrita, estimulando sua potência criativa e o reconhecimento de suas próprias habilidades.

  1. O lugar do leitor e do escritor
  2. O desejo de escrever e a disciplina da escrita
  3. De onde nascem as histórias
  4. Cinema e literatura

O que o público diz

Márcia Tiburi faz despertar a vontade de escrever, de criar, de imaginar. É tão bom ouvir uma crítica e refletir com ela sobre os contos de histórias!
A professora Marcia Tiburi é excelente e me abriu novos caminhos, o da pesquisa e da leitura, me fazendo amar a pesquisa filosófica.

Na Mídia

Livros