1. Se você procura um palestrante capaz de falar desde a concepção de um produto até os detalhes de sua entrada no mercado, Marcos é capaz de tratar dos desafios e processos de todos os envolvidos: da empresa ao consumidor, passando, claro, pelo mercado – das concorrências ao marketing.
  2. A experiência no ambiente empresarial e na universidade proporciona versatilidade à abordagem de Marcos sobre os diferentes aspectos, tratando dos assuntos com clareza e acessibilidade, unidas à vivência com a realidade dos negócios.
  3. Marcos tem uma visão crítica sobre os negócios, gerenciamento de marcas e consumo, algo que o aproxima do cliente do século 21, também crítico e exigente e ao qual muitas empresas têm dificuldade em se adaptar.

  1. Questões do Consumo: Marcas, Consumidor e Sociedade
  2. As Marcas no contexto contemporâneo
  3. O Marketing na Era do Hiperconsumo
  4. O Consumidor na Era do Hiperconsumo
  5. Desmistificando a Inovação
  6. Gestão e técnicas de Inovação
  7. Temas contemporâneos de inovação: Open Innovation e Crowdsourcing
  8. Branding para Empreendedores
  9. Branding: construção de marcas líderes
  10. Gestão de Marcas
  11. Gestão de Marketing
  12. Marketing de Serviços

Quem é

Professor da pós-graduação de diversas escolas de negócio, como ESPM-SP, FIA-USP, EAESP-FGV e FAAP, é também palestrante em cursos livres ministrados na ESPM-SP, Escola São Paulo, Insper e na própria Casa do Saber, abordando temas relacionados ao Branding, Comportamento do Consumidor Contemporâneo e Relações entre marcas e consumidores.

Publicitário pela ESPM-SP, mestre em Estratégias de Marketing pela EAESP-FGV e doutorando pela FEA-USP. Marcos foi gestor de produtos, marcas e marketing em grandes empresas nacionais e multinacionais, como Unilever, Whirlpool e Bauducco, tendo lançado produtos e campanhas de comunicação de abrangência nacional e global.

É sócio consultor da Brandwagon Consultoria de Branding e Inovação, que realiza projetos de desenvolvimento e gestão de marcas e processos de inovação para clientes como Bacardi, Somos Educação, e ItaúBBA e Grupo Ultra.

É mentor de Start Ups na Ace, considerada a melhor aceleradora do Brasil, e desenvolveu um modelo de branding para pequenas e médias empresas que deu origem ao livro “Branding para Empreendedores”, lançado em 2015 pela Mbooks. Realiza palestras e cursos no tema para empresas e aceleradoras. É também professor e colunista do meu sucesso.com, plataforma online de ensino e fomento ao empreendedorismo.

Possui o blog “Branding, Consumo e Negócio” na Exame.com, e colabora com frequência para revistas e jornais como o Estadão, Folha de SP, Época, Isto É, Meio e Mensagem, PropMark, entre outros veículos.

O que o público diz

O curso contribuiu de forma significativa com meus propósitos de estudo, ou seja, o que envolve resistir e permanecer no desenvolvimento de símbolos e suas cargas de significados dentro do contexto mercadológico. Portanto, depois deste curso passo a ver o consumo, as marcas e os consumidores em uma nova perspectiva, simbólica e dinâmica.
O professor é extremamente agradável e especialmente competente, demonstrando enorme conhecimento, profissionalismo e tranquilidade em ministrar o curso.

Na Mídia

Livros