1. Com mais de 50 anos de atuação no meio musical, Zuza Homem de Mello foi testemunha ocular e personagem dos acontecimentos mais importantes da MPB. Em meio a histórias saborosas, casos e comentários ilustrados, ele revive os momentos, vasculha memórias e compartilha seu amplo conhecimento com genuína paixão e simpatia
  2. Amigo pessoal de Elis Regina, poucos poderão abordar com tanta propriedade o impressionante talento musical da cantora
  3. Entrevistou os mais importantes nomes do jazz norte-americano no auge de suas carreiras

  1. Jazz em vídeo
  2. Elis, por Zuza
  3. Frank Sinatra, a voz
  4. As divas: as maiores cantoras do brasil
  5. Cinco mestres da canção: Edu, Gil, Caetano, Chico e Milton

Quem é

Musicólogo, jornalista, curador e produtor musical expert em música brasileira e jazz. Autor de Música com Z, premiado como o melhor livro de Ensaio, Crítica e Reportagem de 2014, pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, entre muitas obras.

Zuza Homem de Mello nasceu em São Paulo, em 1933. Iniciou-se no jornalismo em 1956, assinando uma coluna de jazz semanal para a Folha da Noite. Após um período de estudos em Nova York, voltou ao Brasil e ingressou na TV Record, onde permaneceu por cerca de dez anos trabalhando como engenheiro de som e atuando como booker na contratação de atrações internacionais. Entre 1977 e 1988 produziu e apresentou o premiado Programa do Zuza, na Rádio Jovem Pan AM, e fez crítica de música popular para O Estado de S. Paulo. Trabalhou também como diretor artístico de shows e festivais e produziu discos de Jacob do Bandolim e Elis Regina, entre outros. Integrou a equipe do Festival de Jazz de São Paulo (1978 e 1980), sendo curador do Free Jazz Festival desde sua primeira edição, em 1985, e de seus sucessores, Tim Festival e BMW Jazz Festival.

O que o público diz

O Zuza é fantástico! Conhece muito, tem muita facilidade de expor o assunto, elegante e não se dá a importância que tem. E isso é próprio dos melhores.
Zuza é um grande profissional. Dá aulas apaixonantes.

Na Mídia

Livros