1. Você precisa do olhar de Zeca Camargo, viajante, para seu evento, grupo ou viagem cultural. Ele leva relatos, imagens, cores e sons de cinco continentes e relaciona-os com textos de pensadores, escritores e artistas que também viajaram o mundo.
  2. Zeca Camargo viajou o mundo e apresenta para seu evento o olhar de quem não só conheceu mas viveu a cultura de diversos povos e lugares. Um momento de troca inesquecível, onde será possível conhecer detalhes que nenhum site de buscas pode oferecer.
  3. Jornalista, teve a oportunidade de entrevistar diversos e importantes nomes da música pop mundial, como Paul McCartney, Kurt Cobain e Madonna. Seu olhar sobre a música une o que há de mais novo ao que já está estabelecido.

  1. A Arte de Viajar
  2. Grandes Jornadas
  3. Entrevistas com Músicos Notáveis
  4. Todo Mundo Faz Pop
  5. O Pop do Lado de Lá

Quem é

Jornalista e apresentador. Formou-se em Administração de Empresas pela FGV e Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhou na “Folha de S.Paulo”, MTV e TV Cultura. Integrou a equipe do “Fantástico”, da TV Globo, por 17 anos.

Detalhes dos Temas

A poeta Cecília Meireles escreveu, em suas “Crônicas de Viagem”, que “a arte de viajar é uma arte de admirar, uma arte de amar”, preferindo ser chamada de viajante, não de turista, pois que o viajante desbrava mundos novos, enquanto o turista se contenta com a observação rasa da paisagem. Aqui predomina o olhar de Zeca Camargo, viajante, que traz relatos, imagens, cores e sons de cinco destinos e relaciona-os com textos de pensadores, escritores e artistas que também viajaram o mundo, de Flaubert, no século 19, a Henry James, no século 20, e Allain de Botton, no século 21. Cinco viagens imperdíveis e reveladoras.

 

Zeca Camargo aborda os bastidores de entrevistas com artistas notáveis e a maneira como foram planejadas, organizadas e realizadas, até chegarem ao resultado final. Na segunda parte de cada encontro, um pot-pourri com músicas de cada artista e de inspirações derivadas, que conformam um gênero musical. Cada encontro dessa série abre, portanto, a porta de uma importante tendência da cultura contemporânea.

 

A palestra explora territórios desconhecidos do pop mundial. Da música negra do Peru à Bossa Nova tailandesa, se verá que as mais diversas manifestações sonoras sempre se misturaram – e continuam dando bons frutos até hoje. Prepare seus ouvidos – e espere o inesperado!

 

O curso apresenta e discute a cultura pop de quatro cidades inusitadas: Bangcoc, Istambul, Nova Déli e Tóquio. “Do lado de cá”, a primeira abordagem com relação a essas culturas distantes é sempre voltada para a tradição: o exótico apelo dos templos e costumes tailandeses, as riquezas do tempo do império otomano, as maravilhas de um passado indiano pré-colonial, e o rico imaginário japonês com samurais e gueixas. Essas cidades, claro, têm tudo isso para oferecer – mas também têm muito mais: culturas contemporâneas e vibrantes, avidamente cosmopolitas e tradicionais ao mesmo tempo, que encantam os sentidos de um turista mais moderno. Os encontros exploram os aspectos das cidades selecionadas que definem essa cultura moderna – filmes contemporâneos, música pop, fotografia, moda, gastronomia, arquitetura e muito mais. Tudo contado com um olhar também pop, mas com um filtro brasileiro, de alguém que já viajou várias vezes para cada uma dessas cidades.

O que o público diz

Aula incrível, ficaria horas e horas escutando Zeca Camargo falando das suas viagens. É empolgante. Foi ótimo!
Zeca Camargo é a prova de que há mais conexões no cérebro. Há uma associação livre, adorei.

Na Mídia

Livros